Optimizar o consumo de combustível na condução é o que as novas recomendações de itinerário da Bosch são concebidas para fazer. Os algoritmos de navegação tornam possíveis a redução dos custos de combustível e, simultaneamente, as emissões de CO2.
Em comparação com o itinerário mais rápido, esta opção também é capaz de estabelecer um tempo de condução mais do que aceitável.
Os engenheiros da divisão Car Multimédia da Bosch desenharam um sistema que não se limita apenas a calcular a média estática do percurso mais rápido e mais curto. O novo sistema de navegação ECO2 também tem em conta esses aspectos e parâmetros que são significativos em termos ecológicos e económicos. Estes incluem, em primeiro lugar, parâmetros baseados em mapas como o perfil do itinerário, ou seja, a classificação do percurso, as cidades e vilas por onde é necessário conduzir ou o número de intersecções.
Existem igualmente parâmetros específicos para cada veículo, tais como o tamanho do motor, a transmissão e a resistência ao ar do veículo, juntamente com cargas no tejadilho ou atrelados para reboque, e, por último, mas não menos importante, comportamentos específicos do condutor.
Vários testes realizados ao ECO2 por engenheiros da Bosch utilizando itinerários reais, chegaram ao de uma média de nove por cento em poupança de combustível, tendo apenas nove por cento de perda de tempo em comparação com o percurso mais rápido. Um tempo de condução de uma hora, por exemplo, traduz-se num aumento insignificante de menos de seis minutos e, simultaneamente, com poupança de combustível significativa.
Em suma, o sistema de navegação ECO2 da Bosch oferece um sistema de cálculo de itinerário que utiliza opções de comunicação fornecidas por sistemas de navegação instalados em rede com o veículo, bem como curvas e características específicas de consumo do veículo. As principais vantagens tanto para o veículo como para o condutor, especialmente quando comparado com soluções de navegação portáteis, são, segundo a Bosch, a redução da emissão de gases nocivos do escape e maior economia de combustível.
O novo sistema de navegação ECO2 encontra-se disponível desde este Verão e será subsequentemente integrado em sistemas de navegação de vários veículos diferentes.