Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

50.ª edição da IFA abre as portas amanhã
2010-09-02

Com um crescimento de dois dígitos na adjudicação de espaços, para os 134.400 metros quadrados, a 50.ª edição da IFA será a maior de sempre. De acordo com os organizadores, as empresas líderes mundiais da área da electrónica de consumo e dos electrodomésticos estão de volta. De 3 a 8 de Setembro, mais de 1.423 expositores estarão no recinto ferial de Berlim.

Os estudos de mercado citados pela organização do certame dão conta de uma situação positiva. As pesquisas antecipam que os maiores mercados de electrónica de consumo crescem cerca de quatro por cento e que as vendas globais se aproximem este ano dos 582 mil milhões de euros, o que representa uma subida de cinco por cento.

No sector dos electrodomésticos, apesar da difícil situação económica, a indústria conseguiu resistir à recessão. Em 2009, as vendas globais de grandes e pequenos domésticos alcançaram os 100 milhões de euros, o que configura uma descida de um por cento face a 2008. Desde o Outono passado que se observam cada vez mais sinais no sentido da recuperação.

Para incentivar a procura, a IFA tem uma ampla gama de produtos inovadores em exibição. Os temas principais incluem a televisão de alta definição, o 3D, a casa ligada em rede, a convergência entre televisão e Internet e os media móveis. Nos electrodomésticos, os destaques vão para o design, a facilidade de utilização e a ergonomia. Outras tendências importantes são os estilos de vida digitais, as casas inteligentes e a eficiência energética, que serão amplamente discutidos nas várias conferências.

Uma boa oportunidade para saber um pouco mais destes temas é assistir às International Keynotes, que este ano incluem as participações de representantes da Bosch Siemens, Constantin Medien, ESPN e IBM. Já esta sexta-feira, dia 3 de Setembro, às 15 horas locais, Bryan Burns da ESPN e Bernhard da Constantin Medien irão abordar o tema do conteúdo 3D. No sábado, pelas 9h45, hora local, Michael Rhodin, vice-presidente sénior do IBM Software Solutions Group, irá falar sobre a electrónica inteligente e os passos a tomar pela indústria para cumprir a visão da casa ligada em rede. No mesmo dia, pelas 15 horas locais, Kurt-Ludwig Gutberlet, chairman do Conselho de Administração e CEO a BSH, irá falar sobre a contribuição dos electrodomésticos energeticamente eficientes na preservação dos recursos naturais e do potencial de mercado da penetração de produtos cada vez mais eficientes.

Outra oportunidade para conhecer os grandes temas da IFA são as visitas temáticas guiadas. Estas visitas cobrem temas como a teevisão 3D, a convergência da Internet e da televisão, a eficiência energética dos electrodomésticos, os produtos de áudio de próxima geração, os Tablet PC’s e os e-books e os a tendência do bem-estar e da saúde nos pequenos domésticos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos