O comércio mundial cresceu 25 por cento no primeiro semestre deste ano, por comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados da Organização Mundial de Comércio (OMC).
“Esta forte recuperação no crescimento do comércio mundial confirma a continuação de uma tendência iniciada no primeiro trimestre do ano”. A subida do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação explicam este crescimento.
A Ásia foi o continente cujo valor das exportações (37%) e das importações (38%)mais cresceu. A China exportou mais 44 por cento e importou mais 41 por cento, enquanto o Japão exportou mais 41 por cento e importou 35 por cento.
A região do mundo onde as exportações mais cresceram, cerca de 44 por cento, foi a da Comunidade de Estados Independentes, que reúne as 11 Repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. Já o país que mais importou foi o Brasil, cerca de 56 por cento.
Os números mais modestos foram os registados pelos 27 países da União Europeia, que exportaram mais 13 por cento e importaram mais 14 por cento.