CB Richard Ellis destaca crescimento do investimento no mercado de retail europeu
Segundo o mais recente estudo da CB Richard Ellis (CBRE), o volume de investimento no imobiliário de retail europeu durante o primeiro semestre totalizou 15,7 mil milhões de euros, representando um aumento de 15 por cento relativamente aos 13,6 mil milhões de euros registados no segundo semestre de 2009.
As transacções de investimento no mercado de retail foram responsáveis por 35 por cento dos 45,1 mil milhões de euros transaccionados no mercado imobiliário comercial europeu no primeiro semestre.
Os mercados core da Europa Ocidental, como Reino Unido e Alemanha, dominaram a actividade nos primeiros seis meses, sendo ambos responsáveis por quase 60 por cento do investimento total no sector de retail. Neste semestre, a Alemanha duplicou a actividade de investimento no sector de retail para 4,1 mil milhões de euros, comparativamente com os 2,1 mil milhões de euros transaccionados no segundo semestre de 2009. O aumento acentuado da actividade de investimento no sector de retail alemão foi em larga medida impulsionado pelo aumento do número de transacções de grandes centros comerciais, que incluiu a compra do portfólio em centros comerciais por parte da Corio, por valor superior a mil milhões de euros, bem como a compra de 90 por cento do centro comercial Alexa em Berlim, por 316 milhões de euros, realizada pela Union Investment.
A Polónia e a região dos Países Nórdicos começam também a registar acréscimos na actividade de investimento no sector de retail. A Polónia, em particular, é um dos mercados onde o interesse dos investidores se expande lentamente para além do segmento core do mercado. Esta tendência destacou-se pela recente compra do centro comercial Galeria Pomorska em Bydgoszcz pela Resolution Property. “Se a tendência se continuar a verificar no mercado imobiliário comercial, confirmamos que a liquidez de transacções de grande dimensão melhorou este ano, especialmente no investimento do sector de retail na Europa. Fortemente impulsionado por capital internacional, são os compradores internacionais os responsáveis pela maioria das transacções acima dos 100 milhões de euros já concluídas neste ano”, nota John Welham, director do departamento de European Retail Investment da CBRE.
A procura por parte dos investidores manteve-se predominantemente centrada no segmento core do mercado, continuando os centros comerciais de grande dimensão e qualidade superior a constituir o objectivo principal dos investidores. “Contudo, começa a observar-se mais investidores com interesse em oportunidades com valor acrescentado e core plus, assumindo assim riscos de ocupação e desenvolvimento para alcançar as rentabilidades projectadas”, acrescenta o responsável.