Os utilizadores são frequentemente alertados para a necessidade de utilizarem uma solução antivírus para analisar se os seus sistemas se encontram infectados, mas, no actual panorama do ciber-crime, isso não é o suficiente.
Por norma, basta verificar alguns problemas básicos de segurança para se perceber que um computador se encontra provavelmente infectado. No entanto, nem todos os utilizadores têm os conhecimentos necessários para os identificar. Apesar da maioria das ameaças actuais ser desenvolvida com o intuito de permanecer oculta, ainda subsistem alguns sinais que revelam quando um sistema se encontra comprometido.
A Panda Security reuniu os 10 sintomas mais comuns de infecção para ajudar todos os utilizadores a descobrirem se os seus sistemas se encontram sob risco:
O meu computador fala comigo
Surgem diversos pop-ups e mensagens no Ambiente de Trabalho, sejam com conteúdos publicitários ou alertando para o facto do PC se encontrar infectado e necessitar de protecção.Este é um caso típico de infecção. Ou existe spyware no computador, ou foi infectado com um falso antivírus (também conhecido por “rogueware”).
O meu computador está extremamente lento
Este poderá ser um sintoma de diversos casos, onde se inclui a possibilidade de infecção por um vírus. Se foi infectado por um vírus, worm, Trojan ou outro tipo de ameaça que se encontre activa no seu computador, estes podem estar a executar processos que consomem imensos recursos, tornando o sistema mais lento do que o habitual.
Os meus programas e aplicações não iniciam
Tal como no caso anterior, este pode ser outro problema causado por uma possível infecção, mas no mínimo é um sinal de que algo de errado se passa com o computador.
Não consigo ligar-me à Internet ou esta encontra-se muito lenta
A perda de comunicações da Internet é outro sintoma de infecção comum, apesar deste problema poder estar relacionado com o fornecedor de serviços ou com o modem/router. É possível que também se tenha uma ligação com menor velocidade contratada do que outras que utiliza normalmente. Mas se foi infectado, o malware poderá ligar-se a sites Web ou abrir ligações paralelas, reduzindo assim a largura de banda disponível e, eventualmente, impossibilitar a utilização da Internet.
Quando me ligo à Internet, abrem-se diversas janelas ou o browser mostra páginas que não abri
Este é outro sinal de infecção. Muitas destas ameaças são desenvolvidas para redireccionar tráfego para determinados sites Web, contra a vontade dos utilizadores. Podem mesmo tratar-se de falsas páginas Web, semelhantes a outras legítimas, levando os utilizadores a pensar que se encontram no website original quando na realidade foram direccionados para uma imitação maliciosa. «q» Para onde foram os meus ficheiros?
Se tudo correr bem, ninguém colocará este tipo de questões, apesar de existirem algumas ameaças desenvolvidas para eliminar ou encriptar informação dos utilizadores, para mover documentos dos seus locais originais para outros.
O meu antivírus desapareceu, a minha firewall está desactivada
Outra característica típica de muitas ameaças é o facto de desactivarem os sistemas de segurança (antivírus, firewall, etc.) instalados nos computadores. Se apenas uma destas aplicações for encerrada, poderá tratar-se apenas de uma falha de software específica, mas se todos os componentes de segurança forem desactivados, é praticamente certo que se encontra infectado.
O meu computador está a agir de forma estranha
Se o idioma de determinados programas e aplicações for alterado, se o ecrã se movimentar, se surgirem estranhas criaturas a comer o Ambiente de Trabalho é possível que tenha o sistema infectado.
Os ficheiros necessários para a execução de jogos, programas, etc., desapareceram do meu computador
Este é um outro sintoma de infecção, apesar de se poder dever também a uma instalação incorrecta/incompleta dos programas afectados.
O meu computador enlouqueceu… literalmente
Se o computador começar a agir autonomamente, se descobrir que o seu sistema enviou e-mails sem o seu conhecimento, se as sessões de Internet ou programas forem abertos esporadicamente pelos seus próprios meios, o seu sistema poderá estar comprometido com malware.
Em todos os cenários apresentados, e se tiver a menor suspeita de que se encontra infectado, a Panda Security recomenda que procure uma solução de segurança informática alternativa à que possui instalada (caso a possua). Poderá experimentar gratuitamente e de forma 100% funcional durante um mês, uma das novas soluções da gama 2011 da Panda, disponíveis para download em www.pandasecurity.com/portugal/homeusers/ .