Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
DECO diz que maioria dos televisores comprados antes de 2009 não tem sintonizador TDT necessário
2010-08-27

A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) alerta para a falta de informação sobre as novas emissões da televisão digital terrestre (TDT), salientando que “a maioria dos televisores comprados antes de 2009 não tem o sintonizador necessário”.

“Até Abril de 2012, quem não tiver um serviço de televisão por subscrição ou um televisor compatível com o novo sinal terá de preparar-se para a TDT”, afirma a DECO em comunicado, sublinhado que “mais de metade dos lares recebe as emissões por antena e a maioria dos televisores comprados antes de 2009 não têm o sintonizador necessário”.

A associação sustenta que “mais de 80 por cento da população já está coberta pela TDT” e que a Portugal Telecom (PT) “foi rápida a criar as infraestruturas, mas não revela o mesmo empenho a informar o público”. “Até hoje, não há campanhas de esclarecimento pela PT, responsável pela plataforma, operadoras de televisão, ANACOM [Autoridade Nacional de Comunicações] ou Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A associação já enviou os seus alertas àquelas entidades e sabe que serão anunciadas acções em breve. Pecam por serem tardias.”.

A DECO afirma que “permanece o silêncio” sobre como decorrerá o corte do sinal analógico que, nalgumas zonas, pode acontecer já no próximo ano, e quem será afectado. A DECO considera também urgente divulgar as comparticipações à compra de caixas descodificadoras ou televisores, “antes da corrida às lojas”, para acabar com “incertezas e eventuais pressões de compras desnecessárias”.

Recorde-se que a primeira fase de desligamento das emissões analógicas de televisão está marcada para 12 de Janeiro de 2012 e irá abranger 70 por cento da população, de acordo com a ANACOM. A segunda fase, marcada para 22 de Março de 2012, abrange as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e corresponde a cerca de cinco por cento da população. Na terceira e última fase, que decorre a 26 de Abril de 2012, cessam as emissões no restante território continental, abrangendo a restante população.

Os canais em sinal aberto,– RTP1, RTP2, SIC e TVI, podem ser captados através da rede digital terrestre (TDT) desde o ano passado, estando actualmente coberta cerca de 85 por cento da população.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos