A Sonae, através da Optimus (empresa detida pela Sonaecom) e do Estação Viana Shopping (detido pela Sonae Sierra), tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com vista à reabilitação e preservação das florestas em Portugal. As campanhas em curso procuram igualmente contribuir para um crescimento da consciência ambiental de todos.
Campanha de reflorestação da Optimus tem como meta plantar 100.000 metros quadrados de floresta até ao final de 2010. Além da plantação árvores, e numa parceira com Fundação Floresta Unida, a Optimus garantirá a gestão das árvores por um período de 30 anos. Para atingir este objectivo, a Optimus conta com a participação activa dos seus Clientes, aos quais propõe a adesão, de forma simples e rápida, à modalidade de factura electrónica, em detrimento das tradicionais facturas impressas. Por cada cliente a aderir à factura electrónica, a Optimus irá plantar 1metro quadrado de área florestal.
Numa perspectiva a 30 anos, período durante o qual a Optimus promove a gestão e manutenção das zonas reflorestadas, este projecto contribuirá para a absorção de 300.000 toneladas de gases com efeito estufa da atmosfera, além de contribuir directamente para a redução da pegada de carbono dos seus serviços.
Por outro lado, o Estação Viana Shopping, através da sua campanha “Pontos de Orgulho”, avançou com a plantação de um hectare de árvores (cerca de 625 de médio porte) e já garantiu a limpeza de dois hectares da Serra de Santa Luzia. Este feito só foi possível através do apoio activo dos clientes do centro, ao longo dos últimos três anos, que trocaram os pontos acumulados no seu Cartão “Pontos de Orgulho” pelo “Prémio para a Natureza”. Por cada 80 pontos trocados, o Estação Viana contribuía com a limpeza de u metro qadrado da área rearborizada da Serra de Santa Luzia.
Inseridas na política de sustentabilidade ambiental da Sonae, ambas as campanhas procuram ajudar à reabilitação do meio ambiente, fomentando práticas ambientais para um futuro sustentável.
Nos primeiros três meses de 2010, a Sonae prosseguiu a sua missão de desenvolvimento sustentável, realizando diversas acções e iniciativas no apoio à Comunidade. O montante distribuído superou os dois milhões de euros e envolveu centenas de instituições e projectos.
As preocupações ambientais da Sonae foram partilhadas pelos colaboradores das diversas empresas que se envolveram em diversas iniciativas, como a plantação de mais de mil árvores na Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, que vai permitir a compensação de cerca de 30t CO2 ao longo de 30 anos. A Sonae colaborou também com a causa “Limpar Portugal” em todo o País, inclusive na limpeza na Mata de Monsanto em Lisboa.
Com estas iniciativas, às quais se juntam muitas outros de igual importância social, a Sonae reafirmou o seu compromisso de gerar valor para todos os seus stakeholders.