De acordo com os dados divulgados pela consultora CB Richard Ellis (CBRE), o volume de investimento no imobiliário comercial europeu atingiu os 19,1 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2010, o que representa um acréscimo de 65 por cento face aos 11,6 mil milhões de euros transaccionados no período homólogo.
Mantém-se assim a recuperação generalizada do investimento, iniciada no segundo semestre de 2009, com quase todos os mercados europeus a registarem um crescimento relativamente ao primeiro trimestre de 2009.
No entanto, como já era esperado, os números do primeiro trimestre de 2010 revelam uma queda quando comparados com o trimestre anterior, já que os últimos meses do ano são tradicionalmente os mais activos com os investidores a pressionarem o fecho das transacções antes do final do ano.
Apesar de um decréscimo trimestral em termos gerais, vários mercados registaram um aumento trimestral da actividade, nomeadamente a Alemanha, a Península Ibérica e a região dos Países Nórdicos. Este aumento foi induzido pelo aumento do investimento no sector de “retail”, que contribuiu para mais de metade do montante transaccionado em cada um destes mercados no primeiro trimestre. De facto, os activos de “retail” tiveram um peso significativo no investimento europeu registado no princípio de 2010, com uma quota de 42 por cento e ultrapassando a percentagem de investimento em activos de escritórios.