ASSOFT lança campanha nacional de sensibilização para o licenciamento e utilização legal de software
A ASSOFT - Associação Portuguesa de Software vai iniciar uma ampla campanha nacional de sensibilização, esclarecimento e apoio às empresas para procederem ao licenciamento e utilização legal de software.
A acção da ASSOFT irá cobrir um a um os 18 distritos do país e visa antecipar as acções de fiscalização que as forças policiais irão empreender na sequência dos resultados apurados ao longo de 2009, no que concerne à pirataria de software.
Estes resultados indicam um aumento para 54 por cento, com um impacto de mais 16 por cento do que em 2008 para a indústria de software, que perdeu com esta prática ilegal 174 milhões de euros durante o ano de 2009.
Também o Estado português em 2009 viu aumentar os efeitos da fuga aos impostos decorrentes da utilização de software pirata, que só em sede de IVA ultrapassaram perdas no montante de 34 milhões de euros no ano passado.
.Com esta acção a ASSOFT espera alertar as empresas portuguesas para as consequências fortemente negativas da pirataria de software.“ Estas campanhas destinam-se a, de uma forma leal e extrajudicial, permitir que as empresas possam regularizar a sua situação, caso tenham na sua organização software ilegal. Com esta possibilidade, a título excepcional, de regularizar software ilegal, permite-se que as empresas passem a ter todo o seu parque instalado devidamente legalizado e evitem as consequências mais graves que decorrerão das inspecções que as forças policiais irão empreender brevemente, em consequência de os valores da utilização de software pirata terem crescido de forma exponencial ao longo de 2009 em Portugal”, afirma Manuel Cerqueira, presidente da ASSOFT.