A inovação serviu de mote para o fórum inaugural do sector da bricolage e equipamento para a casa, uma iniciativa da EDRA (European DIY-Retail Association) e da fedyma (Federation of DIY Manufacturers), que reuniu em Viena de Áustria os principais retalhistas e fornecedores deste mercado.
O panorama após a crise motivou a reunião de 320 executivos de topo, incluindo 24 CEO’s, para explorar as oportunidades de negócio entre retalhistas e fornecedores. O debate contou com participações como as de Ian Cheshire, CEO do Grupo Kingfisher e Hartmut Jenner, chairman da Alfred Kärcher GmbH & Co. KG), moderadas por Thierry Coeman , managing director da retail dynamics. O painel abordou temas como o cross-merchandising, os dados da indústria e estudos do consumidor, assim como o investimento em inovação no pós-crise.
De facto, o papel central da inovação neste negócio foi sublinhado por Martin Goetzeler, chairman da Osram, e por Jack Truong, vice-presidente e director geral da divisão Construction and Home Improvement da 3M, que destacou a política desta empresa em dar a todos os seus colaboradores 15 por cento do seu tempo para serem criativos.
A inovação foi também o ponto fulcral da intervenção de Ian Cheshire, que descreveu as cinco tendências actuais nas quais a Kingfisher está a apostar, entre as quais, o retalho multicanal e a ecologia. A particular importância deste último ponto foi reforçada por Ray Baker, director de responsabilidade corporativa da Kingfisher, que delineou a estratégia da insígnia para as casas do futuro, assente na sustentabilidade. As credenciais ambientais da empresa já foram, de resto, corroboradas no início deste mês, quando recebeu o Sir Peter Parker Award, um prémio que reconhece as empresas que protegem o ambiente sem comprometer o desempenho empresarial.
O fórum foi precedido de uma visita a várias lojas, incluindo bauMax, OBI, Hornbach e Bauhaus. O ponto alto do evento foi, contudo, a entrega do primeiro European DIY Lifetime Award a Geoffrey Mulcahy, o responsável pelo desenvolvimento da Kingfisher, pelo seu contributo pelo sector.