A Casa do Futuro, um espaço concebido pelo SITIC em parceria com vários expositores e alguns patrocinadores, feito à semelhança e apadrinhada pela Casa do Futuro do Museu das Comunicações, apresentou um conjunto de funcionalidades que visam optimizar o dia-a-dia de qualquer utilizador, mesmo com deficiências motoras ou outras.
Na exposição destacou-se oprojecto Magic Key, uma resposta às dificuldades sentidas por muitas pessoas com dificuldades físicas que limitavam ou impediam a utilização de um computador. A Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Guarda e, concretamente, Luís Figueiredo, Professor Investigador, foram os mentores deste projecto.
O Magic Key permite que uma pessoa sem qualquer movimento, possa através de um simples olhar utilizar um PC ou simplesmente usar e controlar toda a casa.
Através desta iniciativa, o SITIC recriou uma casa com cerca de 200 metros quadrados, constituída por uma área de quarto, sala, escritório, cozinha e ainda um veículo automóvel, toda ela equipada com tecnologia domótica, pouco conhecida pelo público em geral, criando um conjunto de espaços com soluções inovadoras.
A Casa do Futuro contou com o patrocínio da Electrolux e com um conjunto de parcerias empresariais e outras, onde se destacam a Arquitectamus, Domática, LG, CIN, DLC, BioGlobal, DigiAudio, NetVigi, In4tools, Iglass, Netshop Manager, Dimensão, Novabase e Sdtec Portugal.