Instituto Superior Técnico participa em projecto de investigação europeu sobre eficiência energética em sistemas de comunicações móveis de 4ª geração
O Instituto Superior Técnico (IST), em conjunto com mais 14 empresas de comunicações líderes da Europa e organizações de investigação, está a lançar o Projecto EARTH (Energy Aware Radio and Network Technologies), que tem como principal objectivo alcançar uma redução de 50 por cento no consumo de energia em redes de comunicação móvel de 4ª geração (4G) nos próximos dois anos e meio.
Para Luís Correia, professor do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, “o EARTH é um projecto totalmente inovador no âmbito das comunicações móveis a nível mundial. Através deste projecto, iremos desenvolver novas gerações de equipamentos de rede e criar soluções de gestão de redes para diminuir os consumos energéticos.”
Baseado em conhecimentos diversificados e complementares de todos os seus membros, o consórcio da indústria EARTH irá adoptar uma abordagem que considera a eficiência energética das redes de comunicações móveis ao nível do sistema completo, ao invés de se focar nos elementos discretos da rede. No âmbito deste consórcio, irão ser investigadas abordagens que permitam poupanças energéticas sem precedentes na área das redes de comunicações móveis, bem como os seus componentes e suas interfaces rádio.
Integrado no Programa de Trabalho para Tecnologias da Informação e Comunicação da União Europeia no âmbito do Objectivo "Redes do Futuro", o projecto EARTH é financiado no âmbito do Sétimo Programa-Quadro (FP7) da Comissão Europeia. Este pretende desempenhar um papel crucial na realização dos objectivos de crescimento, competitividade e emprego, agregando todas as iniciativas da União Europeia ligadas à investigação sob um tecto comum.
A melhoria da eficiência energética que o consórcio espera atingir vai contribuir para uma redução das emissões de CO2 no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, apoiando a implementação de serviços de banda larga sem fios de uma forma ambientalmente sustentável. Além disso, as iniciativas do consórcio poderão promover a disponibilização universal da infraestrutura de banda larga na Europa e no mundo, produzindo um nível de poupança de custos para os operadores de comunicações móveis significativo.
Para além do Instituto Superior Técnico, os restantes membros do consórcio são a Alcatel-Lucent (coordenador do projecto), a Ericsson (gestor técnico), a NXP Semiconductors France, a DOCOMO Communications Laboratories Europe, a Telecom Italia, a CEA (França), a Universidade de Surrey, a Universidade Técnica de Dresden, a IMEC (Bélgica), a Universidade de Oulu, a Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, a TTI (Espanha) e a ETSI.