Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

NANIUM assina contrato de produção com Infineon
2010-05-19

A empresa portuguesa de semicondutores NANIUM, que tem na sua génese empresas como a Siemens Semicondutores, a Infineon Technologies e mais recentemente, a Qimonda Portugal, acaba de assinar um contrato com a multinacional alemã Infineon Technologies AG para produção e licenciamento de uma tecnologia inovadora.

A empresa de Vila do Conde passa a produzir semicondutores com tecnologia eWLB de 300mm, tornando-se assim uma das primeiras companhias da indústria de semicondutores, a nível mundial, a instalar capacidade de produção nesta área. “O contrato assinado é um marco para a nossa empresa. Com esta tecnologia de vanguarda e a elevada procura de mercado, a NANIUM criará certamente um amanhã sustentável como empresa independente”, afirma Armando Tavares, presidente do Conselho de Administração da NANIUM.

A tecnologia eWLB de 300mm da Infineon permite reduzir o custo e o tamanho dos semicondutores, com benefícios óbvios para os fabricantes de tecnologia de consumo e produtos sem fios. Estas vantagens garantem à tecnologia eWLB 300mm uma elevada procura do mercado a nível mundial.

O acordo, que garante à NANIUM a produção e fornecimento de semicondutores para a Infineon, baseia-se na tecnologia de ponta da Infineon Technologies e na capacidade de produção da NANIUM em 300mm WLP/RDL (Wafer Level Packaging/ Redistribution Layer). Para a conclusão do negócio foram também determinantes o know-how e experiência da equipa da NANIUM nesta área, bem como os equipamentos de produção de última geração da empresa de Vila do Conde. Aliás, para garantir o sucesso do projecto e aumentar os actuais recursos, serão investidos na NANIUM mais de 35 milhões de euros.

A tecnologia eWLB utiliza uma combinação de processos de manufactura de semicondutores de Front-End e Back-End, com processamento simultâneo de todos os chips de uma wafer (bolacha de silício), reduzindo os custos de produção. O arranque da produção em volume de bolachas de silício de 300mm eWLB para a Infineon Technologies terá lugar no terceiro trimestre deste ano, atingindo a velocidade cruzeiro em Outubro. Saliente-se ainda que, “a NANIUM foi licenciada pela Infineon para utilizar esta tecnologia inovadora noutras aplicações e tem a capacidade para dar resposta a futuras oportunidades de negócio nesta área através da prestação de serviços de elevada qualidade a outras empresas líderes na indústria de semicondutores”, acrescenta ainda Armando Tavares.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos