A Denon, um dos principais fabricantes mundiais de produtos de entretenimento doméstico de alta qualidade, assinala 100 anos.
A Nippon Chikuonki Shoukai (Japan Recorders Corporation) foi constituída por um comerciante americano, de seu nome Frederick Whitney Horn, em 1910. Lançou, com a ajuda de parceiros nipónicos, os primeiros produtos desta companhia, nomeadamente um gramofone e um gravador de um único disco.
A marca Denon surgiu em 1930 e desde então tem sido um sinónimo de inovação. Hirofumi Ichikama, presidente da Denon Brand Company refere que, “através da paixão criativa e do brilhantismo técnico, a Denon, durante os seus primeiros 100 anos, conseguiu oferecer inovação a todos os nossos clientes. E não paramos! Mesmo tendo em conta que estamos a comemorar esta data, começamos já a imaginar tudo o que poderemos oferecer nos próximos cem anos”.
Ao reviver-se os primeiros 100 anos de história da Denon é possível assinalar alguns dos pontos altos da empresa. Em 1939 lançou o primeiro gravador de discos de vinil profissional, em 1951 ficou na história pela venda do primeiro sistema e disco estéreo no Japão, em 1970 pela invenção do primeiro gravador PCM, que serviu de base para a criação do actual formato dos CD’s, e em 1982 lançou o primeiro leitor de CD’s para o mercado de electrónica de consumo (o DCD-2000).
O aparecimento da tecnologia de cinema em casa leva a Denon novamente a inovar. A empresa foi a primeira a lançar no mercado um aparelho equipado com um descodificador Dolby Digital, permitindo aos seus clientes desfrutar de todas as potencialidades dos conteúdos multicanal.
Durante o corrente ano, a Denon irá celebrar o seu centenário em algumas das mais importantes feiras de todo o mundo. O lançamento de um website específico para este aniversário www.denon100.com contribui para dar a conhecer mais em pormenor tudo aquilo que é o legado de inovação da Denon. A marca também irá lançar ao longo de 2010 alguns produtos para comemorar a data, em quantida-des limitadas.