Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Relatório da McAfee revela crescimento do adware e spyware
2006-11-06

Os distribuidores de adware e o spyware estão a aproveitar-se de programas de marketing de empresas legítimas para as suas actividades mal intencionadas, de acordo com um novo relatório da McAfee Avert Labs.

Além disso, os distribuidores de adware utilizam empresas e sites de “fachada” para atingir utilizadores e intermediários incautos, o que significa que os sites legítimos estão ligados a conhecidos distribuidores de spyware. Dessa forma, os programas instalam-se automaticamente no computador do utilizador e são usados para agrupar dados de marketing e distribuir publicidade.

O relatório, intitulado “Adware e Spyware: Unraveling the Financial Web “, salienta os incentivos financeiros que estão a alimentar o aumento do adware e do spyware, a prevalência do adware sobre o spyware e os causadores deste problema.

Os maiores propagadores de adware são os sites das celebridades e não os sites de pornografia e conteúdos para adultos, como se pensava. Em Maio de 2006 registaram-se mais de 700 famílias de adware com mais de seis mil variantes. Um estudo do McAfee SiteAdvisor descobriu que 97por cento dos utilizadores da Internet não são capazes de diferenciar os sites seguros dos inseguros, o que revela que a maioria dos utilizadores estão apenas a um click de fazerem downloads de programas potencialmente perigosos. O modelo de negócio do adware é lucrativo. Recentemente um tribunal alegou que Jeanson James Ancheta, um bot-herder já condenado, recebia 150 dólares por cada mil computadores infectados.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos