As vendas da Media Markt e da Saturn cresceram 6,1 por cento no primeiro trimestre para os 4,9 mil milhões de euros. Ajustadas dos efeitos cambiais, as vendas cresceram 4,1 por cento.
As duas insígnias do Grupo Metro mostraram assim uma dinâmica de crescimento, apesar do menor número de aberturas de novas lojas no exercício de 2009.
Na Alemanha, o seu mercado doméstico, as vendas totalizaram 2,2 mil milhões de euros, ao nível do ano anterior. O hardware de computador e os televisores foram alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores nestes primeiros três meses de 2010.
Na Europa Ocidenta, as vendas cresceram 12,4 por cento, para os 2,2 mil milhões de euros. Estes resultados devem-se, sobretudo, à recuperação das vendas nos mercados italiano e espanhol. Sete em dez países reportaram resultados positivos numa base comparável.
A força conceptual da Media Markt e da Saturn foi também confirmada pela atribuição de um prémio à loja Media Markt de Munique, a maior da insígnia em todo o mundo, inaugurada em Maio de 2009. A loja recebeu o “Shop Award” atribuído pela Visual Merchandising Initiative, pelas soluções oferecidas no apoio às vendas digitais.
Depois de um ano com um menor número de inaugurações, o Grupo Metro vai este ano acelerar novamente a sua expansão internacional. Estão previstas 60 novas lojas Media Markt e Saturn, no ano que sela a entrada da Media Markt na China, através de uma joint-venture formada pelo Grupo Metro, as famílias fundadoras da Media-Saturn e a Foxconn Technology. As primeiras lojas abrem em Xangai no Outono dando início a uma rede que chegará aos 100 pontos de venda no país em meados da década.
2010 poderá ser também o ano da expansão das actividades de comércio da Media Markt, depois do arranque na Áustria e na Holanda.