Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
ANACOM define 26 de Abril de 2012 como data do apagão analógico
2010-04-21

A transição da televisão em sinal analógico para a televisão digital terrestre (TDT) terá lugar até Abril de 2012, em três fases distintas, anunciaram esta terça-feira, dia 20 de Março, Amado da Silva e Eduardo Cardadeiro, presidente e administrador da ANACOM, respectivamente.

A primeira fase de desligamento do sinal analógico terá lugar em Janeiro de 2012, no Litoral do país. Esta fase abrangerá 70 por cento da população portuguesa e 40 por cento do território nacional.

A segunda fase terá lugar em Março de 2012, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, incidindo sobre cinco por cento da população nacional.A terceira e última fase terá lugar em Abril, abrangendo os restantes 25 por cento da população portuguesa.

De forma a antecipar eventuais problemas que possam decorrer, a ANACOM vai definir várias áreas-piloto nas quais, já no início de 2011, terá lugar o apagão do analógico. "O objectivo é monitorizar o que acontece nessas áreas, porque é muito mais fácil controlar o que acontece em pequenas localidades, de 20 mil habitantes, do que no país todo", explicou Eduardo Cardadeiro. Estas zonas vão ser posteriormente anunciadas e identificadas.

O plano já foi submetido à audiência prévia da PT Comunicações e também aos canais RTP, SIC e TVI. Actualmente, a cobertura da rede de TDT em sinal aberto, cuja licença foi atribuída à PT, chega a 80 por cento da população portuguesa, prevendo-se que atinja os 100 por cento no final deste ano.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos