O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto realiza na próxima terça-feira, 13 de Abril, um seminário sobre a concentração dos shoppings nos grandes centros urbanos.
“Centros Comerciais nos centros de cidade” é o mote da conferência que pretende analisar as novas tendências do sector e o impacto que esta forma de retalho tem provocado na dinâmica comercial das cidades e no estilo de vida dos consumidores. A sessão decorre nas instalações do IPAM Porto, em dois horários, às 9h30 e às 19h30.
Contrariando a tendência verificada um pouco por toda a Europa, durante o ano de 2009 foi batido em Portugal um novo máximo histórico com a inauguração de cerca de 280 mil metros quadrados de área de superfície comercial. Ao totalizarem 55 por cento da oferta total, os grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto são as regiões do país que concentram as maiores fatias da oferta de conjuntos comerciais.
Durante o evento, José Diogo Soveral, responsável de marketing do centro comercial Porto Grande Plaza e marketing manager da Imorendimento, analisa os efeitos da concentração de shoppings na mesma área de influência.
A viabilidade e o futuro do centro comercial no seu formato tradicional são outros dos assuntos em análise. Face ao charme que o comércio de rua começa gradualmente a recuperar e à crescente concorrência dos retail parks e dos outlets, o investimento por parte dos promotores em projectos de menor dimensão e o maior enfoque no entretenimento, em detrimento da venda exclusiva de artigos, são algumas das novas tendências do sector. Durante o debate, o especialista propõem-se a analisar os prós e os contras que advêm da aposta nestas estratégias.
O encontro surge no âmbito de um estudo que os alunos da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM estão a desenvolver sobre “Análise e Diagnóstico de Mercados dos Centros Comerciais da Região do Porto”. O trabalho diagnostica a preponderância dos shoppings no funcionamento do comércio da região, traçando o perfil do frequentador-tipo do espaço e destacando os artigos alvos de maior procura pelo consumidor. O projecto centra as atenções na análise do sector numa região paradigma onde estão em funcionamento 33 centros comerciais e está prevista a inauguração de 14 novos projectos.