Realiza-se esta quarta-feira, dia 7 de Abril, pelas 17h30, a tomada de posse dos órgãos sociais da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, recentemente eleitos para o quadriénio 2010-2013.
João Vieira Lopes, com uma longa carreira empresarial ligada às áreas da distribuição alimentar e indústria de produtos de grande consumo, é o novo presidente da direcção da CCP.
Nos corpos sociais estão representantes de diversas associações sectoriais e de serviços, incluindo comércio alimentar, revendedores de combustíveis, comércio e reparação automóvel, farmácias, transportes, recursos humanos, contabilidade, corretores de seguros, merchandising e associações regionais que cobrem a maior parte dos distritos do país.
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal representa 100 entidades associativas do sector terciário que englobam mais de 200 mil empresas, responsáveis por mais de 50 por cento do emprego e cerca de 70 por cento do VAB nacional.
A nova direcção define como principais linhas de actuação para o mandato colocar os sectores do comércio e serviços como pilares de um novo modelo de desenvolvimento económico, defender a aprovação de uma lei do Ordenamento do Território na qual se deve integrar um Plano para o Sector do Comércio, apoiar as dinâmicas de qualificação urbana e dar especial ênfase à legislação da concorrência. A nível fiscal, a nova direcção mantém o objectivo da eliminação do Pagamento Especial por Conta, bem como a exigência já feita sobre a revisão do Código Contributivo.