Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IKEA confirma instalação de três fábricas em Paços de Ferreira
2006-10-24

A Swedwood, grupo industrial da IKEA, confirmou hoje, em conferência de imprensa, a instalação de três fábricas em Paços de Ferreira, num investimento de 135 milhões de euros.

Segundo António Machado, director de expansão da IKEA em Portugal, a escolha recaiu sobre Paços de Ferreira por ser a zona que oferece “melhores condições, tanto ao nível de infra-estruturas como de acessos”. As vias de comunicação terrestres e marítimas e a mão-de-obra foram, assim, factores determinantes para a decisão.

O projecto irá assegurar a criação de 550 postos de trabalho directos e ocupará uma área de 250 mil metros quadrados. André de Wit, director geral da IKEA Ibérica, salienta que este investimento traduz a importância que o mercado português representa para o grupo IKEA. “Esta é uma oportunidade de crescimento para a nossa rede mundial de fábricas e de desenvolvimento para o país, quer ao nível da criação de emprego, quer ao nível da dinamização do já sólido e tradicional mercado português de mobiliário.” Uma opinião partilhada por Manuel Pinto, ministro da Economia e Inovação, que explicou que foi necessária muita disciplina para chegar a este dia, “que enaltece a imagem de Portugal pelo processo de modernização e investimento de um grupo como a Swedwood.” Portugal passa, então, a ser “o país líder europeu, tendo integrado verticalmente todas as 'clusters' de madeira".

90 por cento da produção destas unidades destinar-se-á à exportação para a Europa e EUA. A primeira fábrica, cuja construção iniciar-se-á ainda este ano, fabricará peças de estrutura alveolar (board and frame). A segunda fábrica iniciará o fabrico de portas de cozinha, em 2008, e a terceira, com início de funcionamento previsto para 2014, irá fabricar mobiliário MPS (multi purpose storage).

Presente também na conferência de imprensa, Mats Lindskog, responsável pela unidade de negócios Swedwood, apresentou a visão do grupo, “a excelência em transformar madeira em mobiliário”, num processo de valor acrescentado que vai da florestação até à venda ao consumidor final, assente em valores de simplicidade, baixo custo, empreendorismo e focalizados nas pessoas. Assim, as fábricas IKEA irão basear-se no processo EHS (Environment, Health, Safety) que garante o respeito pelo ambiente, segurança e saúde.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos