Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Investimento regressa ao imobiliário comercial
2010-03-03

De acordo com a edição do último trimestre do Global Commercial Property Survey, publicado pela Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), a actividade de investimento imobiliário cresceu em 70 por cento a nível mundial, uma vez que o investimento em imobiliário comercial recuperou o interesse e alocação enquanto classe de activos de investimento.

Em grande parte do mundo, o número de transacções de imóveis comerciais aumentou, com o Brasil e a China a liderarem. Com taxas de juro relativamente baixas e yields relativamente altos, os investidores regressaram ao mercado. De acordo com este estudo, no último trimestre, o número de inquiridos que reportou estar envolvido em transacções no Brasil passou de 29 para 61 por cento, enquanto que na China os valores registados passaram de 47 para os 58 por cento.

Na Europa, as expectativas em relação a rendas e valor de capital mantiveram-se em território negativo na maioria dos mercados durante o último trimestre mas, em geral, são menos pessimistas do que há seis meses. De facto, as taxas de juro poderão começar a ajudar a suportar os preços em 2010, limitando a “corrente” de imóveis colocados no mercado.

No último trimestre, o número de oferentes por imóvel aumentou consideravelmente nos mercados da Europa Ocidental, com a maior subida registada na Holanda e França. Existem, no entanto, algumas excepções como Itália, Suiça e Chipre onde o número de ofertas continua a descer. Uma situação semelhante regista-se na Bulgária, Roménia, Hungria e Turquia, onde a actividade do mercado de investimento continua a deteriorar-se.

Relativamente às projecções do valor de rendas, Espanha, Turquia, Escandinávia e Croácia estão entre os mercados com pior desempenho a nível mundial, seguidos de perto pela Bélgica. Prevê-se que em países como Ucrânia, Suiça, Áustria e Portugal os valores de rendas subam.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos