O processo de recrutamento da equipa de colaboradores que formará a terceira loja IKEA em Portugal, a IKEA Loures, que vai abrir portas ainda durante o primeiro semestre de 2010, conta já com 22 mil candidaturas.
Destas 22 mil candidaturas, cerca de 70 por cento oram já consideradas aptas para continuar no processo de selecção da nova equipa, facto que a IKEA considera de bastante significativo considerando o número de pessoas envolvidas.
A grande maioria dos candidatos à equipa da IKEA Loures tem entre 18 e 39 anos, sendo que o “cluster” 29-39 reúne cerca de 40 por cento das candidaturas. Perto de 40 por cento dos candidatos têm formação superior, sendo que o ensino secundário reúne cerca de 39 por cento das candidaturas.
As mulheres estão em maioria neste processo de recrutamento, uma vez que representam 62 por cento dos candidatos, todos, na grande maioria de nacionalidade portuguesa (86%). A origem dos candidatos reparte-se, na sua maioria, por Loures (26%), Lisboa (20%), Odivelas (11%), Sintra (9%) e Amadora (6%).
O processo de recrutamento da equipa de colaboradores da IKEA Loures teve início internamente em Janeiro de 2009. Em Março de 2009, a IKEA Portugal inovou com a aposta no recrutamento de Responsáveis de Departamento e Responsáveis de Secção, através das redes sociais profissionais LinkedIn e TheStarTracker. Em Dezembro passado, a IKEA deu início ao processo de recrutamento massivo nas áreas de vendas, logística, caixas, restaurante e serviço de apoio ao cliente. Todo o processo de recrutamento massivo da equipa da IKEA Loures tem decorrido com a Internet como principal canal de candidatura, através de www.IKEA.pt, o que tem possibilitado um acesso e tratamento da informação recebida mais rápidos e eficazes.
A decorrer até 28 de Fevereiro, este processo permitirá encontrar a equipa de colaboradores da terceira loja IKEA em Portugal. Focada num recrutamento por valores, a IKEA privilegia, nos seus processos de recrutamento, o entusiasmo, a humildade e a força de vontade, o trabalho em equipa, a simplicidade e o desejo constante de melhorar, bem como, a consciência de custos e disponibilidade para aceitar e delegar responsabilidades.
Com abertura prevista para 2010, a IKEA Loures representa a criação de 480 postos de trabalho directos, que se juntarão aos mais de 1.100 que já compõem as equipas das lojas IKEA Alfragide e IKEA Matosinhos. Até 2015, horizonte do plano de expansão do Grupo IKEA em Portugal, está prevista a criação de mais 4.500 empregos directos.