Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Encomendas à indústria portuguesa caem 4,4% em Dezembro
2010-02-24

Os novos pedidos feitos à indústria em Portugal diminuíram 4,4 por cento em Dezembro, face ao mês anterior, contrariando a tendência europeia, anunciou esta quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, o Eurostat.

A queda observada em Dezembro segue-se à quebra de 1,9 por cento em Novembro. Em termos anuais, as encomendas à indústria portuguesa diminuíram 15,6 por cento em Dezembro, o que configura o segundo pior desempenho entre os 27 Estados-membros, superado apenas pela Irlanda, onde a quebra anual das encomendas foi de 24,8 por cento.

As encomendas à indústria na Zona Euro cresceram 0,8 por cento face a Novembro, mês em que tinham progredido 2,7 por cento. No conjunto da União Europeia, as encomendas à indústria aumentaram 0,6 por cento no último mês do ano passado, depois de uma progressão de 2,4 por cento em Novembro.

O Eurostat atribui esta subida à forte procura de bens de capital, como maquinaria e equipamento, cujas novas encomendas dispararam, no mês em análise, sete por cento na Zona Euro e 4,3 por centoina União Europeia. Já em termos homólogos, as novas encomendas à indústria cresceram 9,5 por cento nos 16 países da moeda única e 6,3 por cento na UE a 27.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos