Fusão do Cetelem e do Credifin dá origem a novo líder de mercado no crédito especializado em Portugal
O Banco Cetelem, entidade do Grupo BNP Paribas, que adquiriu, em Maio de 2009, o Credifin – Banco de Crédito ao Consumo, pertencente ao Grupo Cofinoga Portugal, obteve recentemente a autorização do Banco de Portugal para a fusão das duas empresas, dando assim origem à criação de um novo líder de mercado no crédito especializado, o Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A.
Para Miguel Cabaça, administrador-delegado, “a criação do Banco BNP Paribas Personal Finance,S.A., a partir de duas instituições financeiras de referência no mercado do crédito especializado, constitui um marco histórico na vida do Grupo BNP Paribas em Portugal. Com mais de 650 colaboradores, a nova entidade será líder no crédito especializado com cerca de 1,4 milhões de euros de carteira gerida e estará assim mais capacitada para fornecer um serviço de qualidade a clientes e parceiros. Ao longo dos mais de 15 anos de história, ambas as instituições tornaram-se referências no seu mercado, através das variadíssimas parcerias nos sectores do automóvel e da distribuição e também no domínio do crédito pessoal directo. Através dos seus produtos adaptados às necessidades dos clientes e do desenvolvimento de formas de contacto inovadoras, foram consolidando o seu papel no mercado do crédito especializado português”.A nova entidade, que vai operar sob a marca comercial Cetelem, colocará à disposição do mercado uma oferta comercial equilibrada, resultante da junção dos melhores produtos de cada um dos bancos, para cada um dos diferentes mercados onde actua. O aproveitamento da “expertise” de cada uma das empresas visa fazer com que a nova entidade se consolide como primeira escolha do consumidor em termos de crédito a particulares e na primeira escolha de parceiros ao nível do crédito no ponto de venda. Contará com 650 colaboradores, repartidos por Lisboa e Porto, com o objectivo de desenvolver uma oferta de crédito a particulares em todo o território português. “Com esta configuração, a nova instituição, que continuará a operar sob a marca Cetelem, conseguirá ser ainda mais eficiente e conseguirá dispor de uma oferta de produtos, de canais e de presença geográfica, ainda mais completa. A qualidade de serviço e o crédito responsável continuarão a ser os vectores de desenvolvimento da nossa actividade. Com orgulho no nosso passado, vamos agora construir um futuro ainda melhor com os nossos clientes e parceiros.”
A fusão entre o Credifin e o Cetelem resulta do reforço a nível internacional dos acordos entre os grupos LaSer Cofinoga e BNP Paribas Personal Finance, formalizados em 2005, para criar “players” mais relevantes nos mercados em que têm uma presença comum, nomeadamente em Portugal, Bélgica e Polónia. Esta fusão representa a criação de uma nova organização, a qual se pretende afirmar como líder no mercado do crédito especializado em Portugal.