A Media-Saturn não deverá lançar o seu site de comércio electrónico na Alemanha antes do próximo Outono, noticia o jornal alemão Lebensmittel Zeitung, citado pelo Planet Retail.
De acordo com a publicação, este adiamento traduz-se num atraso significativo face ao anúncio original, realizado em Março do ano passado.
Como parte da estratégia, os primeiros testes deveriam ter sido feitos na Áustria e na Holanda, no Outono passado. Contudo, diz o Planet Retail, o início destas lojas-piloto deverá suceder apenas na Primavera, o que significa que o lançamento da plataforma electrónica demorará um tempo similar, apontando como data provável o quarto trimestre de 2010.
Fontes próximas da Media-Saturn disseram ao jornal alemão que este atraso se deve, parcialmente, a algumas questões que ainda permanecem em aberto, incluindo a composição das gamas de produtos e o posicionamento de preço das lojas online. Uma das questões a resolver é o facto de que uma parte das lojas Media Markt e Saturn ser detida pelos gestores dos pontos de venda, que continuam apreensivos relativamente à concorrência gerada pela oferta online com custos operativos significativamente mais baixos. Por esta mesma razão, a Media-Saturn avançou que planeia mediar este “conflito”, ligando estreitamente o comércio electrónico com as lojas físicas. Uma das soluções será pedir aos clientes para visitarem uma loja local se necessitarem de serviços pós-venda.
O Planet Retail avança ainda, com base no jornal alemão, que a marca própria a lançar brevemente pela Media-Saturn irá desempenhar um papel estratégico no negócio online, na expectativa de que os concorrentes tenham uma maior dificuldade em concorrer na base do preço.