Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Facebook utilizado para procurar informação sobre marcas
2010-02-05

Cerca de 40 por cento dos utilizadores do Facebook serviu-se, pelo menos por uma vez, desta rede social para encontrar informação sobre uma marca.

A conclusão é de um estudo do Observatório de Redes Sociais, citado pelo Meios & Publicidade, realizado em Espanha.

O estudo revela que, a grande maioria dos inquiridos não considera a presença das marcas neste tipo de suportes excessiva, nem a vê como um forma de publicidade invasiva ou agressiva. Uma em cada três pessoas avançaram mesmo que pode ser uma iniciativa “interessante ou divertida”.

Entre os vários tipos de acção publicitária levadas a cabo nas redes sociais, as que registam melhores níveis de aceitação, na ordem dos 70 por cento, são aquelas que trazem algum benefício económico aos utilizadores. Paralelamente, as ofertas ligadas ao lazer, como as viagens, a tecnologia e a informática ou a roupa, são as que mais agradam os utilizadores, com respostas positivas de dois em cada três usuários.

De acordo com os dados obtidos pelo estudo, a confiança dos utilizadores nas redes sociais está a aumenta e dois em cada três inquiridos revelam confiar mais neste tipo de suporte do que noutros mais clássicos.

No Twitter, a relação entre utilizadores e marcas ainda não é tão evidente. No entanto, um outro estudo, também realizado em Espanha e citado pelo Meios & Publicidade, mostra que oito em cada dez utilizadores servem-se desta rede social para fins profissionais e cerca de 96 por cento reconhecem que este é um meio a ter em conta para conhecer pessoas com ideias e projectos interessantes.

O estudo conduzido pela Madrid Network apurou que 86 por cento dos usuários consideram que este é um meio eficaz para promover a colaboração entre profissionais e o número de utilizadores que reconhece que esta ferramenta é uma potente rampa para a autopromoção chega aos 75 pontos percentuais. Sete em cada dez pessoas admite ser uma boa ajuda para melhorar profissionalmente.

Não obstante, apesar destes resultados, as principais marcas ainda estão cépticas quanto às redes sociais.Mais um estudo citado pelo Meios & Publicidade, realizado pelo Internet Advertising Bureau (IAB), revela que apenas um quinto das marcas considera as redes sociais um elemento central da sua estratégia de marketing e 64 por cento dizem que o principal desafio destas plataformas reside em demonstrar o seu retorno.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos