2,6 milhões de portugueses, cerca de 62,5 por cento do total de internautas nacionais, navegaram a partir de casa em sites de comércio, durante o quarto trimestre de 2009.
Nos últimos três meses do ano, o site da Worten foi o que recebeu o maior número de utilizadores únicos, cerca de 743 mil visitantes diferentes. Seguiram-se o da Fnac, com 736 mil utilizadores únicos, e o da La Redoute,com 677 mil.
Contudo, se se contabilizar o número de páginas visitadas, é a Fnac que assume a liderança, com mais de 13 milhões. Em segundo lugar ficou o site da La Redoute, com 12 milhões, e em terceiro o da Worten, com 9,6 milhões de páginas.
A análise da Marktest contempla apenas os sites de lojas a operar em Portugal ou no estrangeiro. No período em análise, o número de internautas que visitou sites de comércio cresceu 7,9 por cento relativamente ao trimestre anterior e quatro por cento face ao período homólogo. Foram visitadas mais de 200 milhões de páginas de sites de comércio, a uma média de 78 por utilizador. O tempo total de navegação nestes sites ultrapassou 1,9 milhões de horas, o que dá de 45 minutos por utilizador.