Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal regista uma das maiores descidas da União Europeia no volume de negócios do comércio a retalho
2010-02-03

Em Dezembro, o volume de negócios do comércio a retalho permaneceu estável, comparativamente com o mês anterior, revelam os dados do Eurostat.

Considerando a União a 27, contudo, as vendas do comércio a retalho caíram cerca de 0,1 por cento. Mesmo assim, o mês de Dezembro foi mais positivo que o de Novembro, quando as vendas desceram 0,5 por cento, quer na zona Euro quer na União a 27.

Em termos anuais, contudo, face ao mesmo mês de 2008, o cenário foi mais negativo. As vendas caíram 1,6 por cento na zona Euro e um por cento na União a 27. De resto, o volume de negócios médio de 2009, comparando com o ano anterior, foi inferior, descendo 2,3 por cento na zona Euro e 1,7 por cento na União a 27.

Apesar de ser o mês do Natal, Dezembro não representou contudo uma “tábua de salvação” para o sector não alimentar que, apesar de ligeiras, sofreu quedas face a Novembro, de 0,2 por cento na zona Euro e de 0,3 por cento na União a 27. Comparando com o ano anterior, o panorama do sector não alimentar é ainda mais penoso, caindo 2,2 por cento e 1,4 por cento, respectivamente.

Entre os Estados-membros que disponibilizaram dados, e comparando Dezembro com Novembro, as vendas do comércio a retalho cresceram em 12 países e caíram em outros sete. As maiores subidas foram registadas na Áustria (+1,6%), em França (+1,2%), em Espanha, na Eslovénia e na Eslováquia (+0,9%). Em oposição, as maiores descidas foram verificadas na Roménia (-5,7%), em Malta (-5,6%) e em Portugal (-2,8%). Numa base anual, as proporções invertem-se, com as vendas a crescerem em sete Estados-membros e a caírem em 12, observando-se as maiores subidas na Polónia (+4,6%), Suécia (+3,1%) e Áustria (+2,7%) e as maiores descidas na Letónia (-30,2%), na Lituânia (-27,2%) e na Estónia (-16,4%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos