Pelo sétimo ano consecutivo, os portugueses juntaram-se à Missão Sorriso angariando cerca de 500 mil euros.
Este valor vai reverter para a implementação de projectos de pediatria no âmbito do internamento, ambulatório ou humanização em 11 unidades hospitalares.
A Missão Sorriso apresentou, em 2009, uma nova mecânica para atribuição da verba angariada. Foram recebidas 27 candidaturas provenientes de hospitais pediátricos, maternidades e hospitais com serviço de pediatria e/ou obstetrícia, todos localizados em áreas de influência das lojas Continente. A votação nos projectos foi feita, pela primeira vez, pelos portugueses, que votaram no projecto da sua preferênciaj e pelo júri Missão Sorriso, constituído pela Alta-Comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, pelo director de Marketing da Modelo Continente, Miguel Osório, e pelo médico pediatra, José Arêlo Manso.
À semelhança dos anos anteriores, as verbas foram angariadas através da venda de um produto Missão Sorriso. Este ano foi lançado o livro “Leopoldina e a Ordem das Asas”, uma história com vários finais possíveis onde é o leitor, à medida que vai avançando na história, que vai escolhendo os diferentes finais.
Desde o seu início, em 2003, o projecto Missão Sorriso doou mais de quatro milhões de euros para unidades de pediatria e hospitais pediátricos portugueses, contribuindo para melhorar os cuidados prestados às crianças hospitalizadas. Esta doação representa uma oferta de mais de 1.500 equipamentos. De referir ainda que, no total dos sete anos, foram vendidos mais de 2.750 mil produtos da Leopoldina.