A Imorendimento vai prosseguir com o seu projecto comercial de Évora, estando previsto para o primeiro trimestre deste ano o início da construção da componente de retail park e da comercialização do centro comercial.
Num investimento global estimado de 60 milhões de euros, este conjunto comercial, que havia sido alvo de uma reformulação a nível de conceito e de “layout”, tem os licenciamentos urbanístico e comercial concluídos, posicionando-se como o primeiro empreendimento a disponibilizar uma oferta comercial moderna na cidade alentejana. Segundo fonte da administração da Imorendimento, “estão reunidas todas as condições para avançarmos com a segunda fase do investimento em Évora, agora que o projecto urbanístico de alteração ao loteamento inicial foi aprovado. Tratou-se essencialmente de alterações de configuração da componente do centro comercial e de melhorias nas acessibilidades, com o objectivo de reposicionarmos o conjunto para que este garantisse maior atractividade arquitectónica e um mix comercial mais apelativo. Com este reposicionamento do projecto, que incluiu também um ‘rebranding’ e uma nova calendarização, pudemos dar uma melhor resposta às necessidades comerciais desta cidade, que actualmente se depara com uma quase inexistência de oferta moderna, incluindo de entretenimento”.
Com mais de 70 por cento comercializado, o retail park, com aproximadamente 6.000 metros quadrados de ABL e desenhado para espaços de grande retalho, será a próxima fase visível do investimento da EVRET, estando neste momento a ser lançado o concurso para a adjudicação dos trabalhos de construção desta componente, cujo início se estima tenha lugar no primeiro trimestre do ano e com uma duração prevista de oito a dez meses. Nos primeiros três meses do ano, deverá arrancar ainda todo o trabalho de comercialização do centro comercial, que irá disponibilizar cerca de 60 lojas, incluindo um supermercado e cinemas, oferta de moda, restauração, serviços, entretenimento, casa e decoração, entre outros.
Na mesma localização já em funcionamento está o “stand alone” ocupado pela iZi, com cerca de três mil metros quadrados de ABL, e que foi a primeira fase de investimento deste conjunto comercial, que a se espera ter concluído em 2012, embora ainda dependente da comercialização da componente de centro comercial.
Com o nome provisório de Évora Fórum, este conjunto comercial cria cerca de 600 postos de trabalho directos e indirectos, assumindo-se com um investimento de grande impacto económico para a cidade de Évora.
A mais recente versão arquitectónica do projecto é assinada pela multinacional de arquitectura Broadway Malyan, que apostou em linhas estéticas mais contemporâneas e em arranjos exteriores e acessibilidades melhoradas e redefiniu o “layout” interior do projecto, com o intuito de melhor o adequar aos consumidores da região e às suas necessidades.
A Imorendimento, através da SII, é responsável pela promoção do projecto, tendo como parceiro de investimento a Madford, através da EVRET, veículo criado para o efeito. A consultora imobiliária Cushman & Wakefield é responsável pelo “asset management” do projecto e pela sua comercialização.