Os trabalhadores dos hipermercados vão apresentar hoje, dia 15 de Dezembro, um pré-aviso de greve para a véspera de Natal, noticia o jornal Público.
Em causa está uma proposta de aumento do período de trabalho até às 60 horas semanais, defendida pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e apresentada em Novembro. Os sindicatos contestam também a actualização salarial acumulada de um por cento em 2009 e 2010, além de mais contratados a termo, e decidiram avançar com uma greve no dia 24 de Dezembro.
Em declarações aquele jornal, Manuel Guerreiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), avançou os super e os hipermercados pretendem ainda que este aumento de horas seja comunicado de véspera ao trabalhador, não contando "para efeitos de trabalho suplementar". Outra cláusula presente na proposta e contestada pelos sindicatos prevê a realização de mais contratos a termo para "lançamento de nova actividade ou início de laboração de nova empresa ou novo estabelecimento".
Contactada pelo Público, a APED remeteu uma reacção para o dia de hoje.