Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Panasonic confirma a aquisição de 50,19% da Sanyo
2009-12-11

A Panasonic adquiriu 50,19 por cento da Sanyo, por 3.110 milhões de euros.

A acção de oferta pública, iniciada no passado dia 5 de Novembro, terminou esta quarta-feira, dia 9 de Dezembro, com a oferta de aproximadamente um euro por título, muito abaixo dos 1,66 euros de preço de mercado. Ficou assegurado que os investidores particulares não participassem no acordo já fechado com os três principais accionistas da Sanyo, a Goldman Sachs, a Daiwa Securities e a Sumitomo Mitsui.

A aquisição desta quota ficou completa com um atraso de mais de seis meses, depois das várias autoridades da concorrência terem questionado o negócio. As duas companhias só receberam o aval para a sua realização depois da Panasonic ter reduzido a sua participação numa empresa de baterias conjunta com a Toyota Motor e da Sanyo ter vendido parte do seu negócio de baterias recarregáveis a uma unidade do grupo Fujitsu.

Está previsto que a Sanyo, cuja sede está em Osaka, se converta numa subsidiária da Panasonic em meados de Dezembro, quando a transacção ficar oficialmente completa. A fusão dará lugar ao segundo maior conglomerado electrónico do Japão, a seguir à Hitachi, com vendas combinadas no valor de 73.193 milhões de euros no ano fiscal anterior.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos