Consumidores recorrem ao online para evitar as filas das lojas nas compras de Natal
As longas filas nas lojas durante as compras de Natal é um elemento de stress para os consumidores, segundo revela o novo estudo PayPal Bags of Stress Xmas Survey.
A pesquisa, conduzida na Austrália, revela que 70 por cento dos consumidores acreditam que os seus níveis de stress aumentam enquanto visitam as lojas em busca do presente perfeito.
Segundo o psicólogo Timothy Sharp, fundador do The Happiness Institute, os consumidores subestimam a pressão que colocam sobre eles próprios durante as compras de Natal. “Mesmo os baixos níveis de stress podem despoletar dores de cabeça e ansiedade e muitas pessoas ficam mal dispostas e sentem-se claustrofóbicas quando enfrentam lojas cheias de gente”.
A pesquisa concluiu que um em cada quatro dos inquiridos ficou com dores de cabeça e quase metade ficam com mau humor, o que causa uma atitude negativa relativamente à compra de presentes, especialmente na altura do Natal.
A maioria dos inquiridos admitiu que não gosta de frequentar os centros comerciais no Natal. Os resultados indicam também que 70 por cento dos inquiridos irão comprar até dez presentes, tarefa que leva, em média, pelo menos cinco horas a completar , e que mais de 65 por cento irão recorrer à Internet para procurar o presente perfeito, evitando as filas nas lojas.