Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Visitas aos centros comerciais portugueses caem 4,1% em Outubro
2009-11-17

Os centros comerciais portugueses sofreram em Outubro um declínio de 4,1 por cento no número de visitas, face ao mesmo período de 2008, de acordo com o índice Footfall da Experian.

A Experian não considera esta queda invulgar, dado que normalmente o número de visitas aos shoppings desce no mês de Outubro, com os consumidores a prepararem-se para o esforço de compras que se segue, com a aproximação da época do Natal. Em Outubro de 2008, o índice também tinha caído cerca de 4,2 por cento relativamente a Outubro de 2007.

No entanto, este ano, o declínio registado no mês em causa vem agravar os resultados anteriores. Nenhum dos meses de 2009 viu o índice das visitas ter valores positivos e até se pode dizer que a queda do mês de Outubro foi moderada, comparativamente à observada em Julho e em Agosto.

Face ao mês de Setembro, o número de visitas aos centros comerciais portugueses caiu 3,7 por cento, o que coloca o índice acumulado em –5,57 por cento.

Em termos de evolução semanal, todas as semanas de Outubro ficaram abaixo de 2008. Os piores resultados foram registados no final do mês, com a semana iniciada em 26 de Outubro a perder 7,9 por cento, em comparação com a mesma semana do ano passado. Neste ponto, a época de Natal representa, segundo a Experian, a única oportunidade para os retalhistas portugueses recuperarem parcialmente deste ano tão difícil.

Os centros comerciais portugueses continuam assim a ficar atrás dos seus congéneres europeus em termos de visitas. De acordo com os indices internacionais, a Espanha posiciona-se em primeiro lugar em termos de evolução anual, com um ligeiro declínio de 0,1 por cento no mês de Outubro.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos