Os consumidores portugueses vão permanecer prudentes quanto às suas despesas e estão preocupados em manter o seu orçamento sob controlo neste Natal, segundo o estudo Xmas Survey 2009 da Deloitte.
Assim, o orçamento para a época festiva de final de ano desce 3,7 por cento. Na Europa Ocidental, considerada como um todo, a descida é ainda mais acentuada, situando-se nos 6,3 por cento.
Estas restrições nas tendências de consumo prevalecem apesar do estudo da Deloitte verificar que, alinhados com o resto da Europa Ocidental, os consumidores portugueses pressentem uma provável recuperação económica em 2010. No Xmas Survey 2009, apenas 59 por cento dos inquiridos nacionais consideram que a economia está em recessão, o que consubstancia uma subida da confiança, dado que no ano passado esta opinião recolheu 93 por cento das respostas. Na mesma linha de confiança, 49 por cento dos consumidores portugueses afirmam que o seu poder de compra se reduziu, em comparação com o ano passado, uma vez que a mesma pergunta recolheu 77 por cento das respostas.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.