O novo Edifício Vodafone no Porto foi inaugurado na passada semana pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio. A inauguração contou ainda com a presença de António Carrapatoso e de António Coimbra, respectivamente chairman e CEO da Vodafone Portugal, assim como os restantes membros do Conselho de Administração da empresa.
Situado numa das zonas mais prestigiadas da cidade, na Avenida da Boavista, este edifício, com as suas linhas inovadoras e arrojadas, projecta uma ideia de movimento e dinamismo que reflecte a imagem de referência da Vodafone. Ao mesmo tempo, responde ao desafio de integrar num único espaço todos os serviços da empresa, até agora dispersos por vários pontos da cidade, aumentando assim as funcionalidades e a capacidade de resposta aos seus clientes.
O Edifício Vodafone no Porto foi projectado pelos arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães, do atelier Barbosa & Guimarães, escolhidos por um júri composto pela administração da Vodafone, representantes dos seus colaboradores e da Câmara Municipal do Porto e de um Conselho Consultivo formado por três arquitectos nacionais de referência.
O novo espaço da Vodafone foi erigido num lote de 1.970 metros quadrados, tem cinco pisos acima do solo, três pisos no subsolo e 19 metros de altura, numa área total de cerca 7.500 metros quadrados e capacidade para 240 postos de trabalho. A sua construção durou cerca de dois anos e representa um investimento de 13,4 milhões de euros.
Entre outros, nele ficarão instalados os serviços de Vendas, Apoio a Clientes, Operações, Financeiros e Tecnológicos, incluindo um laboratório de assistência técnica a equipamentos terminais, assim como uma loja Vodafone. São quatro pisos superiores em open space, um piso térreo com auditório, refeitório e loja e três pisos no subsolo, dos quais dois para estacionamento e um destinado a centro de formação, áreas técnicas, armazéns e sub-loja.
As novas instalações permitirão melhorar processos e condições logísticas, reorganizar espaços e serviços em função das exigências do mercado, simplificar operações de manutenção e reparação de sistemas e oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores da Vodafone. Estes beneficiarão, além da proximidade de zonas comerciais e de lazer, de grande conforto ambiental no edifício que inclui jardim, estacionamentos, restaurante, cafetaria, auditório e salas de reunião, formação e videoconferência.