O Grupo Os Mosqueteiros vai abrir ao público hoje, dia 27 de Outubro, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras, a sua mais recente unidade, o Mercado de Porto Salvo, que é também o seu maior espaço comercial no país.
Representando um investimento de cerca de 20 milhões de euros, esta nova unidade é composta por três lojas, Intermarché Super, Bricomarché e Roady, tem uma área total de mais de 12.300 metros quadrados e permite a criação de cerca de 150 postos de trabalho directos. Insere-se numa galeria comercial com outras dez lojas e um parque de estacionamento com 650 lugares.
A loja Intermarché deste novo Mercado emprega cerca de 100 colaboradores e tem uma área de mais de 1.980 metros quadrados. À entrada da loja, mas sob a mesma gestão, pode-se encontrar a loja “In”, com 800 metros quadrados dedicados à cultura e lazer e aos electrodomésticos, uma solução que já está a ser implementada noutros pontos de venda do grupo e que, ao fazer sair estes produtos de dentro do hipermercado, permite que a sua área seja inferior a dois mil metros quadrados e a sua abertura nas tardes de domingo e feriados.
O Bricomarché, por sua vez, ocupa uma área de 1.550 metros quadrados e emprega 33 colaboradores. Esta loja tem cinco áreas bem diferenciadas, onde se podem encontrar os mais variados produtos de decoração, construção, bricolage, artigos de jardim e pet shop.
Por outro lado, o Roady, anteriormente denominado de Stationmarché, tem um total de 380 metros quadrados e emprega 17 colaboradores, funcionando não só como uma oficina de reparação e manutenção, mas também como uma loja de equipamento, peças e produtos auto.
Com a abertura destas três lojas, o Grupo Os Mosqueteiros atinge a marca das 313 lojas em Portugal, tendo inaugurado, até este momento, 17 lojas durante este ano. Até ao final de 2009, o grupo prevê a abertura de mais quatro pontos de venda, o que irá representar um investimento adicional de 19,5 milhões de euros e a criação de mais 150 postos de trabalho.
A abertura deste novo mercado representa ainda a mudança oficial de imagem d’ Os Mosqueteiros em Portugal. No Mercado de Porto Salvo, podem assim ser vistas as novas identidades do grupo e das insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, que se apresentam igualmente com novos conceitos de loja.
A criação da nova identidade do grupo teve como fundamento o cumprimento de três objectivos, nomeadamente o acompanhamento do desenvolvimento internacional do grupo, a uniformização da imagem de todas as insígnias e a sua renovação junto dos colaboradores, parceiros e clientes.
O novo logótipo do Grupo Os Mosqueteiros é composto por três elementos distintos, o “apoio”, sinónimo de segurança e equilíbrio, o “combate”, evocando força e determinação, e a “pluma”, expressão de uma visão de uma empresa construída tendo como base um grupo de empresários independentes. Apesar de evocar dinamismo, modernidade e inovação, a nova identidade não deixa de remeter para o património visual do grupo, devido ao uso do vermelho e do preto.
No que ao Intermarché diz respeito, para a modernizar a sua identidade, sem criar uma ruptura ao nível da imagem, as insígnias alimentares sofreram uma evolução do seu nome e logótipo, com declinação do novo conceito. Em Portugal passam assim a existir dois grandes conceitos de loja, o supermercado generalista Intermarché Super, que equilibra entre a oferta alimentar e não alimentar e agrega as lojas com mais de mil metros quadrados, e o supermercado alimentar Intermarché Contact, que vem substituir as lojas Ecomarché, numa aposta no comércio de proximidade e na conveniência.
O Bricomarché também apresenta um novo conceito e uma nova identidade, tendo em conta as novas necessidades dos consumidores. O novo conceito de loja contempla um crescimento da área de venda para dois mil metros quadrados e um novo “layout” que facilita a identificação dos cinco universos da bricolage, da decoração, do jardim, dos materiais de construção e do pet shop. Apresenta corredores mais largos, para uma melhor circulação, e áreas promocionais de maiores dimensões. A loja reflecte igualmente as duas dimensões normalmente associadas à compra, a do prazer, com áreas mais valorizadas, agregando os produtos dedicados à decoração, ao jardim e ao pet shop, e a compra útil, onde se podem encontrar os produtos de bricolage e construção, em quantidade e a granel.
Veja as imagens do Mercado de Porto Salvo.