A cidade de Lisboa desceu este ano uma posição, ocupando o 17.º lugar do European Cities Monitor publicado anualmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W).
A capital portuguesa subiu contudo nalguns factores, como por exemplo na qualidade das telecomunicações, qualidade de vida, acesso a mercados, qualificação da mão-de-obra e transportes nacionais e internacionais. Lisboa foi ainda considerada a quarta cidade com a melhor relação qualidade/preço relativamente a espaços de escritórios e custo de mão-de-obra.
Em 1990, Lisboa encontrava-se em 16.º lugar tendo-se mantido sempre numa posição estável desde então. No entanto, no ranking deste ano, Lisboa é percepcionada pelos executivos entrevistados como a nona cidade, a par de Bruxelas, que mais fez pela sua promoção enquanto cidade de negócios.
A cidade de Varsóvia, na Polónia, é por seu turno considerada como a cidade com entrada de maior número de novas empresas nos próximos cinco anos, destronando Moscovo que desceu para o segundo lugar do ranking.
Segundo o estudo efectuado às 500 maiores empresas europeias, Birmingham, no Reino Unido, foi considerada a cidade com melhor desempenho em termos empresariais, subindo este ano sete lugares e ocupando agora a 14.ª posição. A cidade de Londres é, mais uma vez, a preferida pelos executivos europeus para localizar negócios, posição que ocupa desde 1990, primeiro ano em que o estudo foi realizado. Paris e Frankfurt mantêm o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Na 20.ª edição do European Cities Monitor foi realizado um estudo adicional, “O desempenho das cidades desde 1990”. Todas as cidades principais da Europa Central e de Leste subiram posições, devido principalmente à sua entrada na União Europeia. As cidades de Praga e Varsóvia registaram as maiores subidas, 21 e 23 lugares ,respectivamente, comparativamente a 1990.
As cidades de Barcelona e Madrid obtiveram igualmente um bom desempenho em ambos os rankings. Este ano encontram-se no quarto e sexto lugares,, respectivamente, sendo que em 1990 encontravam-se no 11.º e 17.º lugares. Em 1992, Barcelona acolheu os Jogos Olímpicos, factor que contribuiu para uma subida, no ano seguinte, de três lugares no ranking, tendo entrado pela primeira vez no top 10 e tendo-se mantido aí desde então. O mesmo se passou com a cidade de Manchester, que recebeu os Jogos das Comunidades Britânicas (Commonwealth) em 2002 e subiu do 19.º para a 13.º lugar em 2003. Este ano, encontra-se no 16.º lugar.