Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Media-Saturn assume pressões da Intel que motivaram a multa imposta pela Comissão Europeia
2009-09-23

A Media-Saturn assumiu ter sido condicionada pela Intel para a venda exclusiva de equipamentos com os seus processadores. A afirmação faz parte da informação não confidencial, agora publicada pela Comissão Europeia (CE), da investigação que esteve na base da multa de 1,06 mil milhões de euros, aplicada à Intel em Maio passado, por abuso de posição dominante.

Na documentação acessível à consulta pública, a CE relata vários exemplos de descontos feitos pela Intel a diversos fabricantes de PC’s e à Media-Saturn Holding, atribuídos de forma condicionada. Os investigadores da Comissão concluíram que, entre Outubro de 2002 e Dezembro de 2007, a Intel fez descontos à Media-Saturn, que apenas se mantinham caso a empresa vendesse exclusivamente computadores equipados com processadores Intel, apesar da natureza não-exclusiva do acordo entre as duas empresas. A Media-Saturn garantiu que “apesar da cláusula de não-exclusividade, a natureza exclusiva da relação mantinha-se” e que teria grandes desvantagens financeiras, impostas pela Intel, se vendesse PC’s com processadores da AMD, mesmo num cenário de estabilidade das vendas de PC’s com processadores Intel.

Este e outros exemplos são citados na decisão e fundamentados com informações fornecidas pelas empresas ou com mensagens de e-mail trocadas internamente ou com responsáveis da Intel. Bruxelas concluiu que a Intel procurou “mascarar” os seus acordos com os fabricantes de PC’s e a Media-Saturn Holding, evitando documentos escritos em favor de acordos orais.

Envolvidas neste processo estão também a Dell, a HP, a NEC, a Lenovo e a Acer. Segundo as informações agora reveladas, os descontos à Dell duraram entre Dezembro de 2002 e Dezembro de 2005, na condição de que a fabricante usasse exclusivamente processadores Intel. Os descontos à HP, por seu turno, foram feitos entre Novembro de 2002 e Maio 2005, sob a condição daquela equipar pelo menos 95 por cento dos seus PC’s com processadores Intel. No caso da NEC, a CE provou que recebeu descontos entre Outubro de 2002 e Novembro de 2005 para adquirir, junto da Intel, 80 por cento dos seus processadores. Já a Lenovo e a Acer receberam descontos na condição de adiarem o lançamento de notebooks baseados em AMD, a primeira entre Junho e Dezembro de 2006 e a segunda entre Setembro de 2003 e Janeiro de 2004.

A Comissão alega que a Intel violou as regras da concorrência ao fazer descontos pela não colocação em linear de PC’s com processadores do seu maior concorrente, a AMD, ou de outros produtores, enquanto aos fabricantes de PC’s terá garantido descontos se não comprassem processadores da AMD. A Intel nega todas as acusações afirmando que foi abordada pelos fabricantes de PC’s para oferecer descontos. No Verão, tinha já anunciado um apelo da decisão da Comissão Europeia.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos