O INV – Instituto de Negociação e Vendas e a SalesUp promoveram ontem, dia 17 de Setembro, um workshop sobre as principais conclusões do World Retail Congress 2009, onde mostraram como as marcas e as empresas estão a obter sucesso na crise. Tendo como palco o Cinema City, no Campo Pequeno, o workshop, dinamizado por Ana Penim e João Catalão, partilhou a uma plateia de empresários, gestores e profissionais as principais conclusões do último grande encontro do retalho mundial e que confirmam que, precisamente, a partilha é a alma do negócio.
“Uma coisa é certa, o consumidor nunca mais volta a ser o mesmo”, defenderam Ana Penim e João Catalão. “A sua atitude mudou e reposicionou o seu quadro de valores. Hoje ou percepciona valor ou opta pelo mais barato e quer sentir-se inteligente nas suas decisões de compra”.
Esta mudança leva a um questionar do que é ou deve ser uma loja, que passa a ter a oportunidade de “tocar” o consumidor e de interagir com ele. É desta forma que Ana Penim e João Catalão redefinem o conceito de loja e passam a chamar o “ponto de venda” de “Touchpoint”.
O Touchpoint é o lugar das interacções comerciais positivas, pelo que deve ter conceitos consistentes. “É o momento de ser sincero,” diz João Catalão, “porque o consumidor quer estabilidade e procura confiança e alegria”. Outro aspecto importante é a tendência para a localização e pela individualização do consumidor, que procura cada vez mais juntar o básico ao atractivo. Mas tudo isto só funciona quando é devidamente comunicado, porque “ninguém ama o que não conhece. Competência sem visibilidade é estupidez,” afirma.
As tácticas para chegar ao consumidor prendem-se com a co-criação com o cliente, envolvendo-o na criação e evolução do negócio e dando-lhe respostas e soluções. Todas as ferramentas que criam ligação com o cliente servem para criar laços, incluindo a operação multicanal, utilizando os vários canais de forma consistente para tocar o consumidor.
Veja as imagens do Workshop INV/SalesUp.