Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Projectos portugueses distinguidos na 2.ª edição dos Green Project Awards 09
2009-09-17

A Ecopilhas com o Mega Pilhão, a Entrajuda com o Banco de Bens Doados e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com os designados transístores de papel, foram os grandes vencedores da 2ª edição dos Green Project Awards,. nas categorias de Comunicação, Projecto e Investigação & Desenvolvimento, de entre 20 projectos finalistas avaliados pelo júri.

Na categoria de Comunicação, foram atribuídas três menções honrosas e um galardão. A Ecopilhas, entidade responsável em Portugal pela gestão da recolha, triagem e reciclagem de pilhas e vaterias, mereceu a distinção máxima do júri com o projecto Mega Pilhão, uma estrutura com mais de seis metros de altura montada na Praça da Figueira, em Lisboa, no ano passado, que permitiu a recolha a nível nacional de 500 mil pilhas e baterias usadas e que contribuiu para a aquisição de uma unidade móvel para transporte de sangue doada ao Instituto Português do Sangue. As menções honrosas foram atribuídas à Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos com o projecto Ponto Electrão, à Indaqua – Indústria de Gestão de Águas com o projecto de educação ambiental “Água Limpa para Beber dá Saúde e Faz Crescer” e ainda à Sumol+Compal com a iniciativa da Água Serra da Estrela de reflorestação das serras de Portugal.

Na categoria Projecto, foram entregues pelo júri quatro menções honrosas e um galardão de prémio máximo à associação Entrajuda – Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social com o projecto referente à doação de equipamento informático recuperado e distribuição de produtos não alimentares, com o projecto de Banco de Equipamentos de Bens Doados. As menções honrosas nesta categoria permitiram distinguir o trabalho da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental com o “Projecto Rios”, a Câmara Municipal de Valongo com a iniciativa “Corredor Ecológico”, o CCMAR – Centro de Ciências do Mar com o projecto Biomares e ainda o projecto conjunto de vermicompostagem entre a Sociedade Ponto Verde e a Lavoisier.

Na categoria de Investigação e Desenvolvimento, o projecto CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa mereceu a distinção máxima por parte do júri. A equipa de investigadores envolvida no projecto foi premiada pela inovação na utilização de papel com origem em fibras de celulose natural ou ainda de papel reciclado como material de suporte e componente electrónico (isolante/dieléctrico). O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia recebeu uma menção honrosa pelo projecto de estudo da viabilidade da reutilização biológica das lamas provenientes do tratamento de efluentes de uma unidade de reciclagem de papel.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos