Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Projectos portugueses distinguidos na 2.ª edição dos Green Project Awards 09
2009-09-17

A Ecopilhas com o Mega Pilhão, a Entrajuda com o Banco de Bens Doados e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com os designados transístores de papel, foram os grandes vencedores da 2ª edição dos Green Project Awards,. nas categorias de Comunicação, Projecto e Investigação & Desenvolvimento, de entre 20 projectos finalistas avaliados pelo júri.

Na categoria de Comunicação, foram atribuídas três menções honrosas e um galardão. A Ecopilhas, entidade responsável em Portugal pela gestão da recolha, triagem e reciclagem de pilhas e vaterias, mereceu a distinção máxima do júri com o projecto Mega Pilhão, uma estrutura com mais de seis metros de altura montada na Praça da Figueira, em Lisboa, no ano passado, que permitiu a recolha a nível nacional de 500 mil pilhas e baterias usadas e que contribuiu para a aquisição de uma unidade móvel para transporte de sangue doada ao Instituto Português do Sangue. As menções honrosas foram atribuídas à Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos com o projecto Ponto Electrão, à Indaqua – Indústria de Gestão de Águas com o projecto de educação ambiental “Água Limpa para Beber dá Saúde e Faz Crescer” e ainda à Sumol+Compal com a iniciativa da Água Serra da Estrela de reflorestação das serras de Portugal.

Na categoria Projecto, foram entregues pelo júri quatro menções honrosas e um galardão de prémio máximo à associação Entrajuda – Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social com o projecto referente à doação de equipamento informático recuperado e distribuição de produtos não alimentares, com o projecto de Banco de Equipamentos de Bens Doados. As menções honrosas nesta categoria permitiram distinguir o trabalho da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental com o “Projecto Rios”, a Câmara Municipal de Valongo com a iniciativa “Corredor Ecológico”, o CCMAR – Centro de Ciências do Mar com o projecto Biomares e ainda o projecto conjunto de vermicompostagem entre a Sociedade Ponto Verde e a Lavoisier.

Na categoria de Investigação e Desenvolvimento, o projecto CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa mereceu a distinção máxima por parte do júri. A equipa de investigadores envolvida no projecto foi premiada pela inovação na utilização de papel com origem em fibras de celulose natural ou ainda de papel reciclado como material de suporte e componente electrónico (isolante/dieléctrico). O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia recebeu uma menção honrosa pelo projecto de estudo da viabilidade da reutilização biológica das lamas provenientes do tratamento de efluentes de uma unidade de reciclagem de papel.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos