Bruxelas identifica dois websites de venda de equipamento electrónico em Portugal que enganam os consumidores
A Comissão Europeia identificou 203 sítios online de comércio de equipamento electrónico que terão enganado consumidores. Dois desses sites estão em Portugal e vão ser agora alvo de uma investigação aprofundada.
Num comunicado enviado ontem para as redacções, a Comissão Europeia esclarece que os resultados foram apurados numa investigação alargada, que envolveu 26 Estados-membros e que analisou 369 websites de venda de electrónica de consumo, dez dos quais em Portugal. Em mais de metade (55%) dos sítios analisados foram identificadas irregularidades, nomeadamente informação enganosa sobre direitos do consumidor, falta de informação sobre o custo final da encomenda e contactos pouco detalhados do vendedor.
Segundo Meglena Kuneva, comissária europeia do consumo, a análise sobre os sites de venda de electrónica de consumo foi motivada pelo volume de queixas recebidas nos centros da comissão e pela própria experiência da comissária. Os resultados vão desencadear acções das autoridades de cada país, que irão contactar os sites visados e solicitar a correcção das falhas detectadas, à luz da legislação europeia. Em 2010 será feita uma nova análise da situação mas, até lá, as empresas que não corrigirem as falhas sujeitam-se a multas ou a verem os seus sites fechados.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.