O Grupo Os Mosqueteiros é uma das entidades parceiras da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, que acaba de lançar o livro “Para Além da Prisão”, no qual são apresentados 14 projectos de inclusão de reclusos em entidades da sociedade civil.
Esta colaboração resulta de um protocolo estabelecido em 2005 entre o Grupo Os Mosqueteiros e o Ministério da Justiça, que permitiu a integração de reclusos em sistema RAVE (Regime Aberto Voltado para o Exterior) como trabalhadores na Base Logística de Paços de Ferreira do Grupo.
Até à data, já colaboraram no Grupo Os Mosqueteiros, ao abrigo deste protocolo, cerca de nove reclusos, tendo uma dessas pessoas sido integrada no grupo, como trabalhador da Base de Paços de Ferreira, após o cumprimento da pena a que foi condenada.
O grupo pretende, assim, desempenhar um papel activo na formação cívica dos reclusos e na sua integração na sociedade, contribuindo para uma melhor adaptação dos mesmos ao ambiente de trabalho.