Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Rendas descem na generalidade dos mercados europeus
2009-09-01

O enfraquecimento da actividade económica um pouco por toda a Europa continuou a pressionar as rendas em todos os sectores do mercado imobiliário no segundo trimestre do ano, revela um dos mais recentes estudos da consultora imobiliária CB Richard Ellis sobre rendas e taxas de capitalização prime (yields).

As expectativas de curto prazo dos economistas sobre a actividade dos vários mercados europeus têm caído nos últimos meses, com consequências directas nos níveis de ocupação e nos valores de arrendamento.

De acordo com Richard Holberton, director do departamento de Research para a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), “a correcção em baixa dos preços dos activos imobiliários na Europa tem sido conduzida até à data pela subida das yields. No entanto, entrámos num período em que as rendas se tornaram a principal força motriz do ajustamento dos preços para as várias classes de activos do mercado imobiliário”.

O índice UE-15 de rendas prime para unidades de retalho permaneceu estabilizado no segundo trimestre. Ainda assim, alguns mercados registaram um decréscimo deste indicador no período em análise, como o Reino Unido e algumas cidades da Europa Central e de Leste, como Budapeste, Bucareste e Belgrado. No lado oposto, Frankfurt foi a única localização que registou um aumento do valor de arrendamento prime de comércio.

Em Portugal, os centros comerciais prime mantiveram os valores das rendas, apesar do aumento da oferta deste tipo de formato comercial ao longo do trimestre em análise e do decréscimo dos níveis de consumo. O mesmo não se verificou relativamente aos retail parks, que registaram um decréscimo da renda prime pelo terceiro período consecutivo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos