Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Situação económica cria novo nicho de consumidores
2009-08-07

A actuação situação económica criou um nicho de consumidores identificado como a “geração recessão” pela Information Resources (IRI).

Esta nova geração está a adoptar hábitos e práticas similares às da era da Depressão norte-americana, implementadas não só para contornar as dificuldades da recessão como também para manter sob controlo os seus gastos findo este período mais difícil.

O estudo da IRI classifica três categorias emergentes de consumidores, nomeadamente os “Optimistas”, que acreditam que as coisas vão melhorar nos próximos 12 meses, ao “Conservadores”, que concordam que a economia não vai piorar, mas que também não vai melhorar, e os “Pessimistas”, que crêem que o próximo ano ainda vai ser pior, pelo que estão a cortar nos gastos em tudo o que é possível e à caça dos melhores negócios. Segundo Tom Blischok, presidente da IRI Consulting and Innovation, “os optimistas, os conservadores e os pessimistas estão a lidar com a recessão de maneiras diferentes, mas os três grupos fizeram mudanças comportamentais e de atitude óbvias e admitem que podem prolongar o recurso a estes novos métodos. Acreditamos que a geração recessão irá manter os seus padrões de comportamento até ganharem uma nova confiança na economia”.

O enfraquecimento das suas condições financeiras está a afectar profundamente a forma como os consumidores compram e o que compram. Mais de 69 por cento confirmaram a tendência de consultar os folhetos da distribuição mais atentamente para encontrar melhores promoções, 82 por cento procuram pelos reduções ou promoções quando estão dentro da loja e para 65 por cento o preço tornou-se mais importante do que a conveniência. “As pressões financeiras estão a levar os consumidores a abandonar as suas marcas favoritas, a comprar em menor quantidade ou a adiar as compras não essenciais, como o entretenimento, para poupar algum dinheiro para as suas necessidades mais importantes”, acrescenta Tom Blischok.

Os consumidores estão a planear as suas compras de uma forma mais estratégica. As novas abordagens identificadas pela IRI incluem a pesquisa de informação na Internet, a consulta de comentários e opiniões sobre os produtos e serviços antes de tomar qualquer decisão. Mais de 44 por cento dos consumidores estão a usar os recursos online para encontrar promoções e 55 por cento planeiam manter esta prática no futuro.

Os preços mais baixos e as promoções, por outro lado, continuam a dominar as decisões tomadas no ponto de venda. 59 por cento dos consumidores visitam várias lojas em busca do melhor preço e 42 por cento vão continuar a fazê-lo no futuro.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos