Relatório de Responsabilidade Social de 2008 reflecte aposta no Grupo Auchan na criação de emprego
O Grupo Auchan Portugal acaba de lançar o Relatório de Responsabilidade Social referente ao ano de 2008, um ano em que, apesar de marcado pelo início de uma crise mundial, deu continuidade ao seu plano de expansão.
Com um investimento de 108 milhões de euros, o Grupo Auchan inaugurou duas lojas Jumbo e cinco unidades Pão de Açúcar, contabilizando, no ano passado, 19 hipermercados Jumbo, sete lojas Pão de Açúcar, 18 lojas Box, 12 gasolineiras Jumbo e 17 Espaços Saúde e Bem-estar. Desta forma, contribuiu para a criação de 864 empregos, o que representa um aumento de 13 por cento no número de colaboradores.
A empresa continua a ser a única, em Portugal, certificada em responsabilidade social, com a norma SA 8000, tendo sido, ainda, distinguida pela CITE, com o Prémio Igualdade é Qualidade, como um exemplo na promoção da igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como na conciliação da vida pessoal e familiar com a actividade profissional.
Em 2008, a Fundação Pão de Açúcar Auchan concedeu 884 apoios no valor de 400 mil euros e viu aprovado o projecto de construção de cinco creches e jardins-de-infância.
Ao nível da relação com o cliente o grupo lançou o programa de alimentação saudável “Pelo seu bem-estar”, a decorrer até 2011. O objectivo é informar e sensibilizar os consumidores a adquirirem hábitos de vida mais saudáveis. Para tal, 35 por cento dos colaboradores da empresa receberam formação. De salientar ainda as actividades do Clube Rik & Rok, que reflectem a preocupação do Grupo Auchan em desenvolver acções pedagógicas relacionadas com o meio ambiente e actividades de teor educativo contínuas.
No que diz respeito ao ambiente, é de salientar a política ambiental implementada, que tem como objectivo a redução dos consumos energéticos, o que levou à certificação pela norma ISO 14001 de duas lojas, Almada e Alfragide. Todas as lojas estão a ser construídas obedecendo a requisitos ambientais rígidos, com o objectivo de alcançarem a classificação máxima na certificação energética dos edifícios.
Ao nível da comunidade o Grupo desenvolveu o Projecto Humanitário Auchan, um programa de apoio que tem o objectivo de apoiar instituições de solidariedade social, escolas e infantários dedicados a crianças carenciadas e deficientes, nas áreas envolventes das lojas. Este projecto reflecte-se no apoio a 75 mil crianças de 350 instituições e na angariação de 1.250 mil produtos.
Para este ano, o Grupo Auchan estabeleceu compromissos a três níveis, incluindo reforçar o pilar social, económico e ambiental, no sentido de caminhar no sentido do desenvolvimento sustentável. A criação de mais mil postos de trabalho, o desenvolvimento de actividades que promovam a vida saudável junto dos mais novos e a redução continua dos consumos de energia são alguns dos objectivos traçados.