Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugueses pagam 2.394 euros de compras com pagamento automático
2009-07-29

Segundo os dados da SIBS disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, os portugueses pagam, por ano, 2.394 euros através dos terminais de pagamento automático do Multibanco.

O valor das compras pagas através do Multibanco ultrapassou, em 2008, os 25 mil milhões de euros. O concelho de Lisboa, sozinho, concentrou 15,8 por cento deste montante, ao terem aqui sido pagas compras num valor superior a quatro mil milhões de euros. O Porto, com mais de mil milhões de euros, concentrou 4,5 por cento. Cascais, com 837 milhões de euros, está em terceiro, representando 3,3 por cento do total de pagamentos feitos neste sistema e Vila Nova de Gaia está em quarto, com 763 milhões de euros, o que representa três por cento do total. Estes quatro concelhos, no seu conjunto, concentram mais de um quarto (26,6%) do total destes pagamentos.

Os valores contabilizados pela SIBS referem-se a um total de cerca de 584 milhões de compras pagas através do sistema de pagamento automático, o que significa que, em média, cada compra teve um valor de 43,5 euros. Alvito e Figueira de Castelo Rodrigo são os concelhos onde este valor médio por compra é o mais elevado, 73,2 e 71,5 euros, respectivamente. Em concelhos como Marvão, Ponta do Sol ou Loulé também se registam pagamentos de valor médio superior à média do país (entre 66 e 69 euros). Em sentido oposto, em Vila Nova da Barquinha ou Cuba observam-se os valores médios mais baixos, que não atingem os 30 euros por compra.

Por dia, são pagas neste sistema compras num valor superior a 69 milhões de euros. Cada português pagou, em média, 6,5 euros por dia nos terminais de pagamento automático do Multibanco. Albufeira, Lisboa e Faro são os concelhos com valores médios diários per capita mais elevados, entre 17 e 26 euros, em média por dia, ao passo que em Vimioso ou Boticas esse rácio é o mais baixo, não atingindo 50 cêntimos, em média, por dia.

Os valores da SIBS indicam ainda que, cada português pagou, em média, 55 compras através deste sistema. Albufeira, Lisboa e Alcochete foram os concelhos onde o número médio de compras por habitante foi mais elevado, superior a 148 compras por ano pagas através deste sistema, ao contrário de Vimioso, Boticas, Alvito ou Barrancos, onde cada habitante não chegou a pagar desta forma quatro compras por ano.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos