HP atribui prémio ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
A Hewlett Packard atribuiu ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa o Prémio 2006 HP Tecnology for Teaching Higher Education Grant, sendo uma das doze universidades seleccionadas em todo o mundo.
O projecto – mEmLearn: Tools for Storing, Retrieving, and Sharing Multimédia Learning Materials, apresentado pela FCT/UNL e financiado pela HP, tem como finalidade desenvolver aplicações que permitam aos alunos e docentes anotar e partilhar materiais de ensino, criando um repositório multimédia acessível a todos. Implementado inicialmente na disciplina de Computação Multimédia, do Departamento de Informática, este projecto poderá ser posteriormente alargado a outras disciplinas. As contribuições, sob a forma de anotações textuais ou outros elementos multimédia, são adicionadas de forma interactiva, enquanto a aula decorre ou mais tarde, e partilhadas com outros alunos ou com o docente. O projecto tem por objectivo transformar o processo de aprendizagem, na medida em que a contribuição dos alunos promove a participação e a reflexão, além de permitir o registo do que acontece na sala de aula, para posterior acesso e consulta.
O projecto teve início em Setembro de 2006, começando a ser testado em 2007. O equipamento atribuído pela HP inclui, para os docentes, um Tablet PC com rede sem fios e um projector digital e, para os alunos, vinte Tablet PC’s com rede sem fios, equipamento adicional de rede, uma câmara e uma impressora.