Com uma duração de dois meses e passagem por 22 municípios de Norte a Sul do país, a Missão Reciclar chega ao fim com mais de duas mil unidades de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) recolhidas e 500 árvores plantadas.
A iniciativa, organizada pela Amb3E e Delta Q, levou ao longo de dois meses e a mais de 10 mil cidadãos o Ponto Electrão, alertando para a importância de reciclagem de equipamentos eléctricos avariados ou em fim de vida. Ao longo do percurso, e de forma a estimular a entrega de REEE, foram oferecidas, no total, 550 máquinas de café Delta Q às primeiras 25 pessoas que, em cada localidade, depositaram a sua máquina obsoleta no Ponto Electrão do camião Missão Reciclar, em sistema de troca directa. Adicionalmente, todos os que não conseguiram estar entre os 25 primeiros receberam um desconto de 50 euros para a aquisição de uma máquina Delta Q nova.
Durante os dois meses em que a Missão Reciclar esteve na rua, foi ainda colocado um mini Ponto Electrão na Loja Delta Q no Saldanha e, em simultâneo, este espaço promoveu ainda um desconto de 50 euros mediante a troca de uma máquina de café obsoleta no local.
“Dado o actual panorama económico que estamos a viver e o facto de nunca ter sido realizada uma acção deste carácter, a recepção que recebemos em cada município foi sempre uma surpresa agradável”, afirma Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Cafés. “Ao longo destes dois meses recolhemos mais de duas mil unidades de REEE, o equivalente a 502 árvores plantadas, passaram mais de 10 mil pessoas pelo camião e oferecemos mais de 550 máquinas de café Delta Q. Contávamos encher o Ponto Electrão todos os dias e essa meta foi mais do que atingida. Houve dias em que encheu mais do que uma vez”, sublinha.