Panasonic desenvolve uma tecnologia de reciclagem de CRT’s com a utilização do laser
A Panasonic Corporation e o “Panasonic Eco Technology Center Co., Ltd.” (PETEC) desenvolveram uma tecnologia de reciclagem, que utiliza raios laser para separar o painel frontal e a parte traseira (funil) do tubo de raios catódicos (CRT) utilizado nos televisores.
Esta tecnologia laser, que é implementada na fábrica do PETEC, na província de Hyogo, no Japão, permite separar os CRT’s de forma mais rápida que antigamente. Com esta tecnologia, a Panasonic está apta a responder ao aumento da procura da reciclagem de TV’s CRT, que estão a ser substituídos em virtude da implementação e mudança para a televisão digital terrestre, que se espera estar completa no Japão em 2011.
Como são utilizados diferentes tipos de vidro no painel frontal e no funil, é essencial separá-los sem os misturar na reciclagem. O método convencional utiliza um fio aquecido electricamente à volta da junta da frente e do funil para os separar. Contudo, este método não só requer tempo para o processo de aquecimento mas também causa fracturas térmicas, o que requer correcções manuais para limpar as superfícies cortadas.
A tecnologia de reciclagem de CRT’s da Panasonic utiliza um raio laser para reduzir drasticamente o tempo de processamento com muito menos trabalho manual, permitindo que um tubo seja processado em 50 segundos, três vezes mais rápido que o método utilizado anteriormente. Para além do mais, o laser é totalmente automatizado para medir o tamanho (de 14 a 36 polegadas) e tipos dos CRT (4:3 ou 16:9) e o processo com as condições do laser (38 condições diferentes) adequado ao tamanho e tipo de cada CRT.
A Panasonic irá continuar a estudar possibilidades de aplicar esta tecnologia de reciclagem laser a painéis planos de TV e, desta forma, aumentar a eficiência de todo o processo de reciclagem de TV’s, incluindo as novas linhas de reciclagem para painéis planos estabelecidos em Abril deste ano.